domingo, 30 de setembro de 2012

Paz.

Acredito que. Se reconheço a mim e ao meu semelhante como partes integrantes do universo e que a cada um cabe a busca do lugar onde melhor possa servir. Se estou em paz eu promovo a Paz dos que me cercam. Por sua vez, eles promovem a paz daqueles que estão à sua volta e que também farão o mesmo, então, a paz começa por mim. E sem ela não pode haver a necessária transformação social.

domingo, 16 de setembro de 2012

A Procura

Muitos procuram ampliar sua espiritualidade, mas poucos estão dispostos a pagar o preço em esforço e persistência. Crescer espiritualmente é um processo trabalhoso, árduo, cansativo e muitas vezes aparentemente inglório. Apenas uns poucos que insistem acabam conseguindo alcançar e mesmo superar suas metas. Outros param pelo caminho ou se perdem na imensidão de informações desencontradas, incapazes de achar o rumo correto. A maioria desiste ao primeiro obstáculo, procurando vias alternativas mais fáceis, o que não existe. Enfrentar as próprias limitações, descobrir suas próprias ilusões, é um processo demorado e sofrido. É preciso perseverança e um grande desejo de progredir. Mas se o Caminho é árduo, o que nos leva a percorrê-lo? Ora, o que pode existir de mais importante do que descobrir quem realmente somos! A persistência é a virtude mais importante, pois em nosso dias enfrentamos uma torrente incessante de informações, a maioria delas conflitantes. O número de caminhos que podem ser percorridos se amplia a cada momento, tornando a escolha um processo demorado e complicado. Pois não se pode trilhar vários Caminhos ao mesmo tempo, embora muitas vezes o destino seja único. Se você persistir, buscar um Caminho adequado a você, ao seu modo de pensar, ao seu modo de sentir, vai acabar por encontrá-lo. Não se violente fazendo algo que não encontra respaldo em seu oração. O Caminho correto para você existe, basta encontrá-lo. Não se intimide em experimentar uma coisa ou tentar outra. Não existe outro jeito a não ser trabalhar duro.

sábado, 15 de setembro de 2012

Alma

O quê exatamente se entende por alma? Essa é uma questão que tem preocupado os pensadores ao longo dos séculos, e assim é pouco provável que possamos oferecer aqui uma descrição definitiva. Nas discussões teológicas dos filósofos, bem como em muitos ensinamentos religiosos e metafísicos contemporâneos, a “alma” é o aspecto imortal do ser humano, destinada à condenação eterna ou à redenção, ou a encarnar uma vida após a outra. A partir dessa perspectiva, a alma é uma entidade espiritual. Do ponto de vista da moderna ciência materialista, aquilo a que chamamos alma é uma entidade totalmente física, nada além de um subproduto das reações químicas no cérebro. Já a visão clássica era a de que a alma não seria nem puro espírito nem puro corpo, mas sim uma qualidade viva do corpo. O filósofo grego Aristóteles definia a alma como “a realidade inicial de um corpo natural imbuído com a capacidade para a vida”. E esse impulso é a própria essência e poder da alma.” A religiosa medieval Hildegard de Bingen descrevia a alma como “um sopro do espírito vivo que, com sublime sensibilidade, permeia todo o corpo para dar-lhe vida.” A partir dessas descrições temos a impressão de que a alma é aquilo que move, ou anima, um corpo vivo. A alma é aquilo que nos move; é paixão, desejo, luta por algo que está além do nosso alcance. A alma é também as profundezas da experiência. É a incursão na dor, na vulnerabilidade, na mortalidade, na entrega. Como a flor na planta, a alma humana expressa a riqueza da experiência; ela dá cor, textura e sentimento. É um cálice para receber a vida, um espaço interior no qual vivenciar o mundo exterior. A alma vive através do contato com a pulsação da vida. Experimentamos tal alma na poesia que eleva a alma. A alma está assim fortemente conectada ao corpo astral, morada das nossas emoções, do nosso gostar e não gostar, das nossas experiências. Contudo, seria uma simplificação exagerada dizer que a alma é o corpo astral, pois ela também busca um relacionamento com o mundo físico, com a Natureza e com a sociedade humana. Patricia Kaminski e Richard Katz

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Arte.

A arte está no homem assim como a borboleta na lagarta. Não é apenas dom de alguns. Todos podem exercer uma atividade artística. Antes, porém, tem que se passar pela metamorfose dos condicionamentos para dar asas e tom ao artista que há dentro de cada um. A arte não é hedonismo ou terapia, embora seu exercício venha a ser terapêutico. A arte humana é a expressão de imagens internas por meio de formas, cores, movimentos, sons e palavras. Ao artista importa a criação. A conquista de admiradores representa simplesmente uma conseqüência do modo de expressar-se. Sendo a vida uma grande obra de arte, a mais bela inspiração do Criador, saber viver é também uma arte. Olhando-a sob este aspecto, então, temos todos que ser artistas.

Lembrança.

Nesses dias senti uma lembrança tão grande, que acabei achando que eram saudades. Decidi que eram saudades da minha vida, a vida que eu tinha há algum tempo atrás, Então decidi que era hora de voltar. Voltar a viver, pelo menos assim eu imaginava. Mas logo na primeira tentativa houve um fracasso, aquele mundo não era mais meu. Senti-me estranho, Coisas que antes eu achava normal, dessa vez me pareceu anormal nunca quis tanto estar em casa senti falta de uma noite de sono, Então eu percebi que a lembrança não era saudade, acho que eu ainda não tinha percebido que minha vida mudara, E já faz três anos aproximadamente. Não poderia deixar de escrever, Obrigado pela nova vida.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Respeito.

Oh ! Grande espírito cuja a voz eu ouço nos ventos, e cujo alento dá a vida a todos no mundo . Ouve-me ! Sou pequeno e fraco, necessito de tua força e sabedoria. Deixa-me andar em beleza, e faz meus olhos contemplarem sempre com amor o vermelho púrpura do por do sol. Faz com que minhas mãos respeitem as coisas que fizestes. E meus ouvidos sejam aguçados para ouvir tua voz. Faz-me sábio para que possa compreender as coisas que ensinastes ao meu povo. Deixa-me aprender as lições que escondestes em cada folha, e cada rocha. Eu buso a força, não para ser maior que meu irmão, mas para lutar contra meu maior inimigo eu mesmo. Faz-me sempre pronto para chegar a ti com as mãos limpas e olhar firme, afim de que quando a vida se apagar , como se apaga o poente meu espírito possa chegar a ti sem se envergonhar.